terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

DICA DE LIVRO


DICA  DE LIVRO
Livros sobre gravidez e criação de filhos é o que não falta. Muitos são taxativos, dizendo o que se deve ou não fazer. Outros são mais relaxados, dizendo que varia de acordo com o indivíduo (dããããr). Um diz que se deve acordar os bebês para mamar, outros que jamais se deve acordar um bebê. Uma dúvida minha aqui, nos livros sempre está escrito: “nunca se deve acordar um bebê que está dormindo.” Alguém sabe me explicar como se acorda um bebê acordado?
Tem também a famosa encantadora de bebês, a Tracy, que aplica seus métodos para criar uma rotina para os bebês, desde recém nascidos.
Eu li, li e li. Fiz um blend (to precisando muito de um café agora!) e decidi que não gosto quando me dizem o que fazer. Me irrita um pouco que muitos desses livros estimulam os pais a seguirem uma agenda amarrada. O que faziam os pais na época em que nem Fisher Price nem Lamaze existiam? Onde arrumavam os multicoloridos tapetes de atividades, as estrelas com luzes e musiquinhas?
Não sou nenhuma ermitã, eu mesma comprei um tapete desses multicoloridos com estrela brilhante e cantora, mas sempre deixo um tempo (a maior parte dele) para minha filha só ficar deitada de barriga para cima, olhando minha cara e fazendo barulho de moto com a boca. Ela adora!
Não que eu seja uma desleixada, a Katarina mama, toma banho, bate no seu cachorro brinca e dorme todos os dias, mas no ritmo dela. Que, sei lá como, é meio organizado (suspeito que ela seja mais inteligente que a média. ahahahahaha).
Mas tem um livro que eu estou adorando. Ele fala sobre as fases de desenvolvimento dividas por semanas, descrevendo o que acontece em cada período e quais os “sintomas” dessas mudanças.  Além dos depoimentos  de várias mães e espaço para escrever e colocar fotos. Mas o que eu gosto mesmo é que ele não me manda fazer nada, só me explica o que normalmente acontece em casa fase.  Fico mais tranquila quando entendo que ela está passando por alguma mudança, aprendendo algo novo e, por isso está chorando mais, ou dormindo menos, ou comendo mais. 
O nome do livro é The Wonder Weeks. Apesar do subtítulo falar algo sobre como estimular e ajudar, não traz nenhuma receita/rotina louca. É bem legal mesmo, e para quem tem iphone ou ipad, dá para baixar um aplicativo super legal.

Nunca imaginei que tabelas e listas fossem me irritar tanto. Sempre a-do-rei uma coisa mega organizada e previsível. Mas a Katarina está me ensinando a ser mais relaxada e intuitiva. Também adoro um produto orgânico, coisas ecológicas. Mas isso fica para outro post.
Katarina e seu cachorro multicolorido da Lamaze. Presente da vó!

Nenhum comentário:

Postar um comentário