sexta-feira, 16 de março de 2012

E AGORA?



Fui para São Paulo domingo e fiquei por lá, na casa da minha irmã, até quarta. Foi para passar mais tempo com minha irmã, rever alguns amigos e assistir ao campeonato brasileiro de barista.
Três dias não rendem muito quando se está em São Paulo com um bebê de 3 meses e ainda por cima sendo uma eping mom.
Resultado: mais tempo no apartamento, algum stress com o trânsito, um sueco dirigindo, um GPS demorado, um leite diminuindo, um calor senegalês, um ar condicionado capengando, uma irmã de TPM e ufa!
 Mas o saldo foi positivo: 3 amigas lindas, um tapete musical, uma toalha do Pequeno Príncipe, um cobertor fleece rosa lindo, um par de havaianinhas cor-de-rosa, chocolate para moi e muitos doces e Yakult que minha irmã providenciou para nossa estadia. Mais amigos no campeonato e ainda umas fotos MA-RA-VI-LHO-SAS feitas pela querida amiga e fotógrafa Marion Caruso. Aliás, coitada da Marion! Como ela pôde passar mais horas comigo, ouviu TU-DO que aconteceu na minha vida nos últmos 5 anos mais ou menos. Tadinha! Fiquei até sem fôlego de tanto falar.
Rever minhas amigas e assistir ao campeonato de baristas me deixou feliz, mas também com uma inquietação muito grande. Minhas amigas com seus empregos legais, trabalhando com meio ambiente, Caras, fotografia...e no campeonato de baristas, minha profissão, minha paixão. E eu lá. Só olhando. Foi estranho.
Daí fico aqui pensando. O que eu vou fazer? Voltar a trabalhar? No que? Onde? Ficar em casa? Estudar? E se estudar, o que? Onde?
Assim que saí do colegial (ainda não consigo chamar de Ensino Médio, me dá impressão de coisa mal feita) entrei na faculdade de Design. Tive que desistir depois de 1 ano por questōes  financeiras.  E pelo layout safado desse blog, nota-se que não aprendi muita coisa! Depois de 3 anos resolvi estudar Direito. E entrei no Mackenzie, a única prova que prestei. Fiquei super feliz! Estudei por 2 anos e meio. Mas surgiram umas oportunidades de viajar a trabalho para os Estados Unidos, Nicarágua, depois Itália, Japão e finalmente Dinamarca. Então o curso ficou lá. Na metade.
Entrei naquela faculdade de Design com 17 anos. Estou com 28 agora. O que eu conquistei nesse tempo? Dois campeonatos de barista, duas latinhas de café no Japão, um emprego na Dinamarca, um casamento e uma filha linda. E não tá bom?
Não.
Quer dizer, não sei!
Às vezes me sinto super realizada, outras me sinto incompleta. A sensação é de sala de espera. Como se uma coisa fosse acontecer, basta esperar essa fase passar. Mas nem tenho idéia do que se trata essa coisa que pode acontecer. 
Mas também há dias que acho que nada pode ser tão gratificante como ser mãe. Profissão nenhuma no mundo preenche tanto. 
Que confusão!
Quem foi que disse que a mulher tinha que ser mãe e profissional de sucesso ao mesmo tempo? 
Quem foi que disse que mãe tem que ser só mãe e mais nada? 
Não se trata de uma inatividade compulsória!
Essas pessoas deram um nó na minha cabeça. Agora eu tenho que descobrir meu caminho sozinha,mas muito bem acompanhada. 



Todas as fotos foram tiradas por Marion Caruso.

10 comentários:

  1. ameiiiiiiiii

    Adorei te ver, conhecer a bonequinha da Katarina e fotografá-la, conhecer o Linus e ouvir suas histórias.

    Amo você e a Katarina ♥

    Volta logoooooo

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi ótimo ver vc também! Muitas saudades, Marion. Obrigada!

      Excluir
  2. Yarinha, eu sempre achei q mãe poderia ser mãe e trabalhar ao mesmo tempo...

    Depois morei 4 anos nos EUA, onde fui babá. O fato de eu passar tanto tempo com meus bebes lá, com quem eu morava, e ama-los tanto a ponto de sentir como se eles fossem MEUS filhos me fez mudar de opinião. Sabe pq? Pq a própria mãe deles diz q eu sou a mamãe das crianças... pq ela trabalhava e não tinha tempo pra eles... qnd um deles se machucava, procurava o meu colo para conforto, e não o dela... isso me incomodava um pouco pq, apesar de adorar dar miminhos, eu sabia q magoava a mãe de verdade.

    Obvio q tb conheci mães q fazem tudo... cuidam e trabalham, levam no parquinho, no médico, etc... mas nossa, deixar seu filho "para trás" com outra pessoa é como arrancar um pedaço do seu coração.

    Isso tudo me fez pensar, se um dia eu tiver filho/a, gostaria de esperar estar com uma situação financeira BEM confortavel, para q eu não precise trabalhar, pelo menos até a criança ter uns 3-4 anos...

    Eu ficava heart broken qnd os bebes davam os primeiros passos, as primeiras palavras... e eu mostrava para os pais apenas em fotos ou vídeos, pq eu estava presente e eles não...

    Acho q é legal vc ter esse sentimento de querer fazer algo, mas não tenha pressa hihihi :)
    Agora vc poderia ocupar seu tempo fazendo aulas com a Kata, participando de clubes, sei lá. Vc tem mtos talentos para serem explorados! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que linda! Ótimo saber q vc tem experiência com crianças, Lilize! Logo mais peço dicas! Bjoes

      Excluir
  3. yara voce me faz rir tanto com seu blog, sei que 'e coisa seria, mas nao consigo deixar de lado que, voce sempre foi uma grande amiga, e os nossos momentos de bobageira mutua ficara pra la de quatro anos 'atras, e mesmo com todas as tubulentas mudancas de nossas vidas, me sinto muito feliz de ver voce evoluindo na vida como esse gradioso ser humano que voce 'e, cada comentario seu, tem uma risada, um fundo de ironia e uma maldade quase que infantil.Peco licenca aqui pra dizer o bem que me fazia nossa cerveja diaria pos trabalho, so uma e nada mais,ahahhah, desculpa esfarrapada nossa, ou a gente sempre falhava na missao, virava mais de tres (nao treis)garrafas. E era divertido pacas!
    oh minha querida amiga me sinto tao feliz por voce, e pela linda familia que voce esta construindo! E a katarina 'e uma super lucky girl! sabemos que voce vai ser uma super mae!
    Yara frustracao 'e um momento que se passa assim, em um piscar de olhos, voce acha que nao faz muito e na verdade 'e quando realiza o tanto que fez e o tanto que pode ser feito.
    Se posso fazer um pedido desses assim bem humirdis (mussum, que deus o tenha) continue a procurar,e a postar em seu blog, 'e a coisa mais divertida que ja li, nao sei se 'e tao engracado assim pros outros como 'e pra mim, mas acho que me faz lembrar muito da yara que eu conheco, ela 'e super engracada e divertida, novidade agora 'e que ela 'e mae! uma das melhores do mundo!
    Bota fe' no que eu digo, quando tiver um monte de post nesse blog sem vergonha, junta tudo e monta um livro! vai ser best seller! ^.^
    ps ainda nao coloquei teclado portugues aqui #avergonhaetodaminha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh, B!!! Olha, o campeonato foi uma bosta sem vc lá...aliás, vir aqui sem que vc esteja zanzando por aí é super estranho! Vou te visitar logo, prometo. Ou quem sabe nos vemos em Viena antes. Morro de saudades, amigo

      Excluir
  4. minhas bonecas <3
    vc é uma super mulher. merece tudo e muito muito mais. não fica quebrando a cabeça. as oportunidades de conquistas vão aparecendo e vc sempre vai atrás. e consegue atingir. nenhum vc desistiu de fato, vc listou prioridades e morro de orgulho.
    já estou com saudades de novo :~

    ResponderExcluir
  5. Por isso às vezes é melhor nem ver os amigos...a saudade parece q fica maior ainda!!! Brincadeira, Tani, eu amei ficar com vc mesmo q rapidinho. To te esperando esse ano, e se conseguir, Jacareí tá pertinho!

    ResponderExcluir
  6. Adorei....
    Quando a gente acha que a vida está boa, vem um bebê lindo e diz....quem disse que não poderia ficar melhor...
    E aí a gente desesperado pela necessidade de não se sentir pleno e felizes na vida, começamos a criar minhocas na cabeça, de o que poderia ser feito, a mais, a menos, e o que não foi feito que pudesse trazer aquele sentimento de, matei um leão hoje, e não foi fácil.

    A vida já é boa com você, já é bela como a sua filha...e o que tiver que ser, será, quando no fundo, o que mais importa é vc se manter irredutível quanto o seu desejo de ser feliz.

    aproveite esses bons anos de olho grudado na kats, e de vez em quanto, faça outra coisa.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Yara, Teo fez 2 anos e só agora é que a vontade de "fazer outra coisa" começou a aparecer, e sempre junto uma vontade de conciliar as duas coisas - que acho que nem são duas, é tudo parte de ser mulher e mãe. Claro que tive uns momentos como o seu, de pensar ou de me cobrar por uma coisa que não é minha, é da sociedade, da forma como minha mãe via o mundo, etc etc etc. Mas passou, quero dizer, eu ouvi o que meu coração queria de verdade e dei uma banana pro resto rs Aproveite esse momento pra se conhecer melhor. Eu fui me aproximando de outros assuntos, as coisas foram aparecendo de forma orgânica. Também estudei Design (me formei em 2001!) e isso ficou tão longe pra mim, parece até outra encarnação rs. A gente nasce mesmo de novo depois de ser mãe. Um beijo!

    ResponderExcluir