sábado, 28 de abril de 2012

BRINCANDO DE MARTHA STEWART

Gente, a Katarina anda total consumindo meu tempo nessas 2 últimas semanas. Graçoila como sempre, mas meio colenta, então ando sem  ânimo tempo de escrever aqui. Mas para não ficar louca de vez eu pinto bordo e danço!


Mentira, não pinto (ainda), não danço (na frente dos outros), mas bordo e cozinho! Sim! Graças as pessoas bacaninhas que postam vídeos da TV Aparecida, Artesanato Brasil, eu tô aprendendo a bordar (nem fiquei com as bochechas vermelhas escrevendo isso. Mentira). 






Então, para encher uma linguiça e quem sabe umas barrigas, vou colocar uma receita! É um pão-bolo bem típico dinamarquês, conhecido como bolo dos pobres, o Brunsviger. É pobre mas é limpinho e delicioso! Fiz duas vezes nos últimos 15 dias, meio que mudando um pouco a receita. Vou passar a que deu mais certo. 


Ah, e faz uma forma meio grande, mas se sobrar muito e ficar ressecado depois de uns dias, nada como uma gordice bem legal: faz rabanada dele!


Vamo fazê, amiguinha?


BRUNSVIGER



  • 250ml lde leite morno
  • 50g de fermento biológico
  • 2 ovos
  • 75g de manteiga sem sal amolecida
  • 500g farinha comum
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • uma pitada de sal
Para a cobertura:
  • 150g de açúcar mascavo
  • 100g de manteiga sem sal bem amolecida (Julia Child me ensinou bater a manteiga com pau de macarrāo! Fica bem molinha e nāo derretida)
  • canela
Preparo:
Coloque o fermento no leite morno, mexendo bem até ficar todo derretido
Adicione os ovos e a manteiga e misture até ficar homogêneo

Coloque os ingredientes secos e misture bem. Eu usei batedeira com aquele ganchinho de bater pāo


Quando a massa estiver soltando das laterais da tigela, sove a massa por 5 minutos numa superfície enfarinhada
Cubra massa com um pano e deixe descansar por 30 minutos em um lugar quentinho. Eu deixei em cima do forno, que estava ligado.
Abra a massa numa assadeira. Aqui vc olha e decide se precisa dividir a massa ou se sua assadeira é grande o suficiente para fazer de uma vez só. Tem que ficar bem espalhada e nāo muito alta, uns 3cm mais ou menos.
Cubra de novo com o pano e deixa descansar mais 15 minutos
Aqueça o forno a  200°C e faça a cobertura, que é só misturar todos os ingredientes até ficar uma pasta.
Cubra a massa com a cobertura e com os dedos, faça buraquinhos na massa, para que a cobertura desça enquanto assa.



Assar por uns 25 minutos e comer comer comer!
Ficou escuro demais aqui na foto, mas na verdade é mais claro!

Um comentário:

  1. ahhhh eu não acredito!!!
    ontem de madrugada eu fiquei na net procurando receita de kanelbulle, estava morrendo de desejo de comer........ e agora acho a receita aqui!!! ehehehehe

    ResponderExcluir