terça-feira, 24 de julho de 2012

CARTA PARA KATARINA

Kata, Katarina, Katarola, descubra algumas curiosidades sobre sua mama.

Quando eu era pequenininha, ia para aula de natação aos domingos (!!!) por volta das 6 da manhã (!!!),  a única coisa que me fazia continuar lá (além da minha mãe me obrigar) era o lanchinho pós aula: pão de forma cortadinho em triângulos com patê de sardinha, que era crocante, dada a quantidade de vértebras das sardinhas...tudo com muita maionese para ficar cremoso, acompanhado de suco que certamente foi proibido depois dos anos 90, por causar câncer nas crianças. Era um pozinho de corantes e sabores artificiais e uma quantidade obscena de açúcar refinado. Era tanto corante que o suco era quase fluorescente!

Quando fiquei maior e queria cuidar dos cabelos, tinha que sair provando  Opus de ovo shampoo pelo supermercado. Assim, abrindo e colocando uma pequena quantidade do shampoo na boca, para ver se era salgado. Nada de ler o rótulo, já que nele só se lia: cabelos sedosos e brilhantes.

Protetor solar só quando ia à praia. Era uma meleca branca que grudava na pele de tal forma que só tomando banho de creolina depois para sair. E ainda ficava com "cheiro de praia" por uma semana.

Não tinha idéia do que o Faustão (que era ão mesmo, bem gordo) queria dizer quando chamava os "reclames do plim-plim", porque toda vez que ele dizia isso, vinham os comerciais e ninguém reclamava de nada! Sim, sou loirinha.

Falando em Faustão, queria muito saber o que era um "tomingo", já que ele apresentava o "Tomingão do Faustão". Não sabia ler naquela época ainda.

Ah, falando em ler, eu aprendi a ler cedo, meu pai tinha uma verdadeira biblioteca em casa, que ficava em cima do guarda-roupa (onde eu gostava de me esconder). Li muitas revistinhas da Mônica também (leio até hoje), e essas estão guardadas para você aqui em casa...algumas da Editora Globo e outras Panini...sorry, kid.

Sempre tive gosto musical meio alternativo para uma criança. Seu avô costumava comprar discos na Liberdade, cantados em japonês (aaaai, waca shira kori waaaa, nime nioko, kazeru oke shiruáaaaa). Também tinha um com uns hippies na capa, cantando sobre um teclado voador. Mas também tive Atchim e Espirro, tá? Adorava o disco da Joana Baez também...ouvia Richard Clayderman e Raul Seixas (ai, pai!). E quando descobri uma fita cassete do Nirvana fiquei muito feliz. Quando fui ouvir se tratava de música New Age, da livraria esotérica do seu avô, mas era tarde demais, já tinha espalhado pros coleguinhas da escola que tinha uma fita de grunge em casa...

Menti para minha amiga Valéria da escola que tinha 12 dobermans em casa (um apartamento de 55 m₂).

Engasguei mil vezes com bala Soft, mas continuei comprando.


Adorava colocar a língua no cabo do teclado quando ele estava ligado na tomada! Era um choquinho saudável.


Seu avô trocou nossa Caloi pequena por uma Monark que era grande demais pra gente, causando meu trauma de veículos de 2 rodas até hoje.


Andava de patins (daqueles estilo Roller Derby) no corredor do prédio, o que me rendia 2 passadas na ida e 2 na volta.


Tomava suco Muppy antes de ser cool pros vegans.

Sempre soube cantar em inglês ("speney ma tchaim" era minha música favorita do Roxette, que obviamente era pronunciado Rochete e foi o nome da minha boneca da Angélica).

Minha melhor amiga da escola era a Vanessa Olhê Pereira, e eu morria de inveja dela porque ela tinha videocassete na casa dela. Meu pai comprou um também, da marca Emerson, que gostava mesmo era de comer as fitas da locadora.

Chic para mim era usar roupa da Pakalolo, bem fluorescente (ahhh os macaquinhos com estampas da Disney). Além dos prendedores de cabelo estilo calcinha.

Chamava controle remoto de controle terremoto e ficava puta quando riam de mim.

Sua tia também não escapa dessas tontices, mas vou dar um desconto pra ela e dizer só uma coisinha: estávamos na Dunkin Donuts, lá no centro (ainda existe?) e tinha uma promoção qualquer. Para participar tinha que preencher um cupom e um dos campos era time. Sabe o que sua tia fez? Toda internacional e com os cabelos esvoaçantes, foi até a atendente e perguntou: "aqui é para colocar as horas?". A cara de confusão da moça fez a pequena troglodita poliglota entender que se tratava de time de futebol, assim, pobrinho em português mesmo.

Uma vez cortei o dedo tentando abrir uma garrafa de uma pinga com coco que estava na geladeira. Eu já tinha bebido uns golinhos dela antes, mesmo achando o álcool ruim, o cheiro de coco me fazia esquecer disso e achava uma delícia. Foi mesmo o cheiro de coco?

Descobri que sua vó era um gênio quando fomos ao mercado, o Terra Nova, comprar aquelas latas estilo matrioska para guardar grãos. Naquela época não tinha sacola plástica, era saco de papel pardo mesmo. Pensei que seria impossível somente nós duas carregarmos aquelas 10 latas de tamanhos variados mais o resto das compras. Ela só me deu um sorriso maroto dizendo que a gente ia conseguir sim, e quando pagou começou a guardar a menor dentro da maior, até que só sobrou a grande! Olha que genialidade!

Sua avó também me disse que brincar com álcool fazia a cara da gente sumir, que ela conhecia uma menina que tinha sacudido (eu falo sacudir mesmo, esse negócio de agitar é pra festa) a garrafa de álcool e ficou sem rosto depois disso. 

Sua tia enfiou na cabeça que eu era apaixonada pelo Victor Steiner, na quarta série, mas eu JURO que sempre achei o Victor um tonto! Minha primeira paixão mesmo foi o Reinaldo, lá na pré-escola, mas ele estava na sala da sua tia e nunca nem olhou pra minha cara. Ele era ruivo, cheio de sardas e usava aqueles aparelhos que eram uma placa de resina marrom. Puro charme...

Morria de medo dos meus dentes de leite caírem. Era tanto desespero que seu avô mentiu para mim, dizendo que todos os dentes caiam, menos os 2 da frente. Só que isso veio me morder na bunda depois, porque meus dentes demoraram tanto para cair, que aos 14 anos ainda tinha dente faltando. E na frente, no maior Tiririca style.

Ah, sabe o Tiririca? É dele aquela música que eu adaptei para você: Katarina, Katarina...Katarina de Jesus, não sei se tu me amas, pra que tu me seduz? É muita cultura nessa sua mamãe!

Nunca tive 1,90m de altura, nem pesei 100kg, mas você recebe de herança algumas camisetas XXXG com Marilyn Manson e Iron Maiden. Além das XG do Bad Religion, Silverchair e Green Day e umas XP do Face to Face e Weezer. Muito eclética, eu sei.

Falando em roupas desproporcionais, eu era tāo magra que sempre usava calça de lã por baixo da jeans, além da camiseta ou blusa amarrada na cintura para dar mais volume no esqueleto.

Até os 11 anos eu era a mais alta da turma (segura essa risada, menina!), daí veio minha menstruação, todo mundo continuou crescendo e eu continuei a mais alta da turma (não da minha, mas daquelas 3 séries abaixo).

Sabe aquelas Havaianas? Sua vó achava que elas serviam para mais coisa além de colocar no pé, mas isso você não vai saber, prometo! Só digo que essas marcas no traseiro da mamãe não são estrias, se olhar bem dá pra ler "sanaiavah". Brincadeira!

Sempre odiei refrigerantes. Aliás, qualquer bebida com gás. Entra pelo nariz e machuca a garganta (cerveja é outra categoria, mas você nem vai gostar, né?).

E eu te amo mais a cada segundo que passa, mas isso você já sabe, né?
Eu e minha querida professora Suzete, que claro, se escrevia Su7.


















9 comentários:

  1. hahahaha, que humilhação...ué eu já era expert no inglês oras..hahahhahaha, pior vc que falava uma palavra inexistente como TOMINGO...ai ai, viu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, me aguarde qndo vc tiver um filho...tenho uma coleçao com 12 volumes das merdas q vc ja falou por aí...seu bús do playcenter

      Excluir
  2. ja tava com saudade dos teus posts :)
    linda historia hehe
    eu era a magrela e alta da sala XD tb ninguem olhava pra mim hahaha ai que legal eu tb comecei a ouvir nirvana cedinho.. e umas k7 do pink floyd da minha mae..(eu pensava que os caras do Pink floyd eram aliens hehe mas isso ate hj acho um pouco rs) ah vinil do Rpm haha ela amava hehe
    todo pai tinha que ter k7 do raul seixas neh? XD
    quantas vezes eu viajei ..indo e voltando ouvindo a mesma k7 velha hehe

    hahaha morri com a musica "Katarina, Katarina...Katarina de Jesus, não sei se tu me amas, pra que tu me seduz?"
    XD

    tu ta melhorzinha da depre querida? tudo de bom pra tu! beijaoo pra voces duas lindas! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom gosto musical é uma dádiva q a gente tem q passar pros filhos, né?
      Eu melhoro as vezes, as vezes fico chateada d novo...mas nesses dias de sol é só sair para uma caminhada q as coisas ficam melhores. Obrigada por perguntar, Dani!
      Bjoes

      Excluir
  3. Que coisa mais linda esse texto, eu ri e me reconheci em várias frases, viva os anos 80, viva to Terra Nova, (se for aquele da conselheiro furtado eu sei bem onde era!), minha mae mora na Aclimação em SP! =)

    Mamãe super cool essa da Kata!

    Beijocas

    PS: Tenho ATÉ hoje uma mala e uma necessaire da Pakalolo, digo que é herança pro Pok hahaha, ambas tem 20 ANOS! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Esse Terra Nova mesmo! Eu morava na Tenente Otávio Gomes, na Aclimaçao tb!
      Uma pena q eu nao tenha mais nada da Pakalolo...mas quem sabe eu mesma nao costuro um macaquinho bem brega verde limao pra ela, né?
      Bjoes!

      Excluir
    2. Juuuuura que vc morava na Tenente, minha mae morou na Castro Alves, depois na Jose Getulio e agora mora na Tamandare, eu fazia natacao na Academia Liberdade logo que abriu, vivia comprando tranqueira no Terra Nova.

      Terra Nova fechou, ai virou um bordel hahaha chamava Ravenas Night Club, nao sei se ainda ta la. =)

      Manda ver o macaquinho verde limao hahaha, alias, na minha temporada na Hungria vi que essa febre voltou, oque tinha de menina usando verde limao, pink, amarelao, tudo a la 80's hahahha.

      Beijocas

      Excluir
  4. Ai que post delícia! Vim retribuir o comentário que vc deixou no meu texto (Será que eu não deveria ter me tornado mãe) publicado no MMqD e me encantei com seu post. Tenho um pessoal sobre minha filha, e acho que vou fazer um post nessa linha lá. Dá para nossos filhos nos conhecerem ainda mais, né?

    Eu também tomava Muppy, mas não sabia que hoje eles fazem a festa dos veganos! E colocar a língua no teclado?? hahahahaha Adorei essa!

    Beijos
    Marília
    www.minileitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho ótimo essas cartas, ainda que virtuais, para os pequenos. Só mais uma coisinha para eles morrerem de vergonha da gente depois, né?
      Muitos beijos

      Excluir